domingo, 21 de dezembro de 2008

Relatos de viagens II

El Perdigon













Este é o nome de um pequeno "pueblo", que fica localizado a cerca de 9 km a sudoeste de Zamora, ou se preferirem a aproximadamente 50 km de Salamanca, mas para ser ainda mais exacto, aqui vão as coordenadas GPS N 41º 24´42" W 05º 45´14".









Esta pequena povoação," é muito famosa, e a sua fama crescente, resulta das suas antiquíssimas"bodegas",muito típicas na Comunidade de Castilha y Leon.





As suas "bodegas" foram construídas debaixo de terra, para melhor se fazer o vinho, na escuridão e no silêncio necessários, conseguindo-se assim óptimas condições de fermentação humidade e temperatura.







Estão localizadas a 6/7 metros de profundidade, chegando algumas a 12/15 metros. As suas abóbadas, estão solidamente cimentadas com blocos de pedra talhada e tijolo maciço, tendo apenas acesso por uma única escada.







É curioso verificar na zona oeste da povoação, inúmeros promontórios de terra onde se podem ver as chaminés das mais bonitas e rústicas "bodegas" de El Perdigon.






Foram estas "bodegas" que alguns habitantes resolveram transformar em restaurantes, tornando-os fora do comum pela sua localização, e onde se pode, e devem, degustar excelentes petiscos, acompanhados de um belíssimo vinho tinto. A sua grande especialidade são as parrilhadas de carne feitas na brasa e as costeletas de vitela, também na brasa.

Deixo-vos pois aqui esta sugestão, para um fim de semana diferente, que deverá também incluir uma visita a uma cidade, de que não me canso de visitar e que se chama Salamanca.














Nenhum comentário:

Postar um comentário