quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Áreas de Serviço - Que localização ?



No blog Catrineta S.Julião, da responsabilidade do meu amigo Matos, tem sido debatido um assunto, que considero de relevante importância, e por esse motivo não quero deixar de saudar a forma correcta e séria como o têm abordado, e talvez de uma forma abusiva deixar também o meu ponto de vista.


Refiro-me, concretamente, ao problema da localização e consequente interesse na instalação de certas AS, olhando os interesses dos autocaravanistas assim como das entidades que efectuam esses investimentos.


Efectivamente, parece-me não ser a melhor forma de promover o autocaravanismo, a instalação de AS em locais cujo retorno do investimento é duvidoso, tendo em conta a sua previsível pouca utilização, e que irá originar certamente algum desencanto para aqueles, sejam eles privados ou entidades públicas, que investiram numa perspectiva de desenvolvimento ou mesmo na criação de mais valias. Infelizmente, já hoje podemos enumerar algumas que se enquadram neste panorama, pois a sua localização é muito discutivel, olhando não só ao interesse turistico onde se situam, mas também o facto de estarem muito afastadas dos principais eixos rodoviários.

Mas será que já temos AS suficientes no nosso País ? - Obviamente que a resposta é NÃO, e por esse motivo todos nós sentimos que muito há ainda por fazer, mas, entendo ser necessário saber definir com critério a sua localização, e esquecer eventuais interesses não coincidentes com a razoabilidade a aplicar nestas decisões.
Aponto como exemplo, a noticia dada há algumas semanas no fórum do CPA, em que se anunciava que uma delegação do clube, tinha contactado o Município do Sardoal na perspectiva da instalação de mais uma AS., naquela Vila.


Deixem-me que pergunte, que interesse tem para nós autocaravanistas mais esta AS ? - Para aqueles que não sabem a Vila de Sardoal dista cerca de 6 km de Abrantes e 20 km de Mação, localidades estas que como todos sabem já possuem AS. Não serão AS a mais em tão curto espaço, ou será que as já existentes já não são suficientes para o movimento existente ?????


Na abordagem que o CPA fez junto deste Município, quais terão sido os motivos invocados para que possam ter despertado naqueles autarcas interesse naquele investimento ? - Será que a promessa de concentrar naquela Vila uma centena de autocaravanas no dia da sua inauguração, será suficiente ?- E depois, nos mêses e anos seguintes qual será a média de utilização desta A.S. ???? - Será que a resposta a esta pergunta pouco interessa ?

Nada me move contra a Vila de Sardoal, e este exemplo, apenas serviu para alertar para uma possibilidade que devemos evitar, para que amanhã o feitiço não se volte contra o feiticeiro.........

Nenhum comentário:

Postar um comentário