segunda-feira, 25 de maio de 2009

Manifesta09





Aceitando o desafio do Vítor, desloquei-me este fim de semana a Peniche para participar na "Manifesta09" na minha qualidade de autocaravanista.



Este evento que segundo o que me apercebi, reune a esmagadora maioria das entidades que estão directamente ligadas ao desenvolvimento local, serve para que entre elas se discutam os problemas que as afectam através de tertúlias, seminários e debates, procurando-se assim os melhores caminho para se evitar que as nossas raízes venham a pouco e pouco a desaparecer.



Perguntar-se-á então que papel tem o autocaravanismo, neste meio?



Poderá parecer numa primeira abordagem, perfeitamente desajustada esta relação, mas, efectivamente a nossa paixão, o autocaravanismo, poderá e deverá ter uma intervenção directa no desenvolvimento local, pois melhor do que ninguém, temos todos os meios para não necessitando de intermediários, estabelecermos relações de proximidade com o chamado Portugal Profundo.





O projecto Portugal Tradicional de que Vítor Andrade foi o mentor, é o meio ideal para que atinjamos aqueles objectivos, e por isso convido todos a darem uma espreitadela através do Portal do Campingcar a este projecto.



Em Peniche a divulgação do Portugal Tradicional foi levada a cabo através de um stand, onde alguns dos aderentes mostraram os seus produtos, tertúlias e finalmente a apresentação do projecto no pavilhão nº 1.
Ao apelo do Vítor responderam felizmente, umas dezenas de autocaravanistas que na sua maioria ficaram estacionadas num espaço privado dos Bombeiros Voluntários, tendo sido criadas todas as condições necessárias à manutenção das ACs. Apenas um reparo à quase ausência de sinalética que originou uma certa dispersão das ACs por vários pontos da cidade, o que impossibilita estatisticas reais quanto ao número de ACs que se deslocaram a Peniche para este efeito.


Para terminar, uma palavra de apreço para a Cooperativa Criar Raízes que nos serviu uma excelente sopa de S. Macário, mesmo debaixo de forte chuvada e por isso o meu muito obrigado à Drª Ângela ao João e a todos quantos não pertencendo aquela Cooperativa colaboraram, com um especial destaque ao Graciano.





Para a próxima Manifesta lá estarei...... .

Nenhum comentário:

Postar um comentário