Tem sido, a um excelente ritmo, que as Áreas de Serviço vão surgindo, por enquanto quase e exclusivamente no interior do País, havendo mesmo já algumas zonas com uma total cobertura.
Curiosamente no entanto, constata-se que é praticamente nula a existência de sinalética que nos ajude a localizá-las, o que em meu entender é uma falha grave, pois o GPS não resolve tudo, e nem todos têm esse meio de localização.
A falha só poderá ser apontada aos Municípios, Juntas de Freguesia, e em alguns casos a entidades privadas que se "esquecem" deste complemento fundamental neste tipo de investimento e que passa pela colocação de sinalética adequada.
Constou-me, que a referida "falha de memória", se deve em muitos casos às dificuldades levantadas pelas Estradas de Portugal EP, pois parece que os referidos sinais estão ilegais, em virtude de não constarem do Código de Estradas.
Pois bem, e agora como se poderá resolver este imbróglio no País do Simplex ?......
No meu fraco entender, não me parece razoável que cada um de nós a título individual contactemos a referida EP para que se consigam tais objectivos, e assim sendo restam-nos os Clubes e a Federação que os congrega, para que em nossa representação, e com a força dela resultante, pressionem quem de direito.
Há já algum tempo, talvez dois anos, gerou-se forte controvérsia no seio do Movimento Autocaravanista, quando a FPCM, se "apropriou" da sinalética especifica, registando a sua "patente", invocando a legitimidade desse acto como sendo a representante dos Autocaravanistas.
Decorriam outros tempos, e o relacionamento que existia entre aquela estrutura e os Clubes de Autocaravanismo não era o mais saudável, e talvez por isso foram infrutíferas as manifestações de desagrado que aquela medida tomou, mas o que também é verdade é que rapidamente todo este ruído desapareceu.
No entanto hoje, por aquilo que me é dado observar, houve uma aproximação (???) entre a actual Direcção do Clube Português de Autocaravanas, maior representante legal deste Movimento, e a Direcção da Federação mas no que diz respeito a este assunto, nada de novo se vislumbra, talvez porque ainda não houve o tempo necessário para lá chegar, e assim lá continuamos nós por vezes às aranhas a tentar localizar a Área de Serviço, e aguardando que as Estradas de Portugal EP seja pressionada a autorizar a colocação nas EN da referida sinalética tão útil a milhares de Autocaravanistas que circulam nas nossas estradas.
Saber esperar, sempre foi uma virtude, mas por favor não abusem da nossa paciência.........
Ola, saudações brasileiras.
ResponderExcluirAqui no Brasil há anos não existem novos campings... somente fecham os existentes.
Existe uma grande força para manter o que existe, mas infelizmente a especulação imobiliária está a cabando com os campings no Brasil. É um mercado muito promissor que pode ser muito explorado ainda. Tenho esperanças que o Brasil explore mais as riquezas naturais pelo caravanismo.
Abraços
Marcelo Campos