quarta-feira, 14 de julho de 2010

A ver o Tour passar


Há já cerca de uma semana, que diáriamente acompanho as transmissões em directo do Tour de France, porque para além de apreciar duelos impressionantes de atletas extraordinários, podemos apreciar paisagens soberbas.
É tudo isto, que faz desta prova uma enorme festa, e leva às estradas milhares de pessoas numa manifestação impressionante do que o ciclismo representa para os franceses.
Mas..... um outro facto que se sobressai, são as muitas centenas senão mesmo milhares, de autocaravanas que se colocam nos locais mais incríveis para ver passar os ciclistas, muitas delas de toldos abertos, mesas postas, cadeiras estrategicamente dispostas, enfim autênticos acampamentos.
Estamos no País em que o campismo, o caravanismo e o autocaravanismo são reis, porque foram os franceses os pioneiros destas salutares práticas, e talvez por essa mesma razão têm a sensibilidade suficiente para distinguir onde se podem ou não, pôr em prática certos comportamentos.
No meu ponto de vista, que defendo que se deve estacionar nos locais próprios, e acampar onde é permitido, nada me choca aquilo a que assistimos nas estradas francesas, mas interrogo-me de qual a reacção que assumiríamos se amanhã aquando da volta a Portugal em bicicleta, víssemos autocaravanas também com toldo aberto, mesas postas etc, etc.
Será que de imediato as recriminações surgiam ? - Todas estas situações me colocam dúvidas, quanto aos limites daquilo que é aceitável, quanto à própria definição de acampar, e assim sendo talvez se deva concluir que a rigidez de processos é sempre muito difícil de pôr em prática.
Não queiramos ser mais papistas que Papa.........

Um comentário:

  1. Não estamos perante um caso excepcional?
    Estradas interditas ao transito comum...
    Um magote de ciclistas a toda a largura...
    Um "combóio" de viaturas em marcha lenta...
    Longas horas à espera da prova...
    Depois tudo volta ao normal.
    Que não se estrague a festa com preciosismos, ou, como bem diz, não queiramos ser mais papistas...

    MFerreira

    ResponderExcluir