segunda-feira, 22 de junho de 2009

Autocaravanismo/Campismo


É com alguma frequência, que ouvimos autocaravanistas falar de uma forma agressiva a tudo o que diz respeito aos parques de campismo, e às suas práticas. Chega-se mesmo ao ponto, de criticar com alguma veemência, aqueles que admitem a hipótese de tirar a Carta de Campismo, ou de utilizarem aquelas estruturas.

Pessoalmente não possuo tal documento, o que não significa que não utilize aquelas estruturas em algumas situações, não só por motivos de segurança bem como da comodidade de que se pode desfrutar, das suas infraestruturas.

Vou um pouco mais longe, e em minha opinião, o autocaravanismo está, directa ou indirectamente ligado à prática do campismo, pois esta nova modalidade de turismo é talvez o ultimo degrau que um qualquer campista sonha atingir.

Não exagerarei, se disser que a maioria dos autocaravanistas foram, antes de tudo, campistas que concretizaram o tal sonho a que atrás me refiro, e num reforço desta minha opinião é verem-se as estatísticas dos acampamentos desportivos, onde a esmagadora maioria das instalações são ACs, chegando a ser quase caricato o número de tendas a inscreverem-se.

Quantos de nós autocaravanistas, não gostam de utilizar as suas cadeiras e mesas ao ar livre desfrutando de tudo aquilo que a natureza nos oferece ?

Quantos de nós quando fazemos viagens mais longas, não utilizamos aquelas estruturas para usufruirmos de um conjunto de apoios que as AS não disponibilizam ?

Não discuto o relacionamento da Federação de Campismo e dos Clubes de Autocaravanismo, existentes mas, até aqui é curioso verificar a existência de Clubes de ACs que exigem aos seus sócios a Carta de Campista, e outros ainda que erguem como sua bandeira o facto de não estarem filiados naquela entidade.

Certamente que estas questões são pacificas, e assim sendo pergunto-me a mim próprio, porque motivo existe tanta aversão aos parques de campismo.


Será snobismo de alguns, procurando através dessas atitudes demonstrar uma superioridade balofa ?

Deixo a questão............

Um comentário: