sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Falemos de coordenadas GPS

GPS (Global Positioning System)
(Sistema de Posicionamento Global)

O GPS é um sistema de posicionamento geográfico que nos dá as coordenadas de um lugar na Terra, desde que tenhamos um receptor de sinais de GPS. Este sistema foi desenvolvido pelo Departamento de Defesa Americano para ser utilizado com fins civis e militares.

A nossa posição sobre a Terra é referenciada em relação ao equador e ao meridiano de Greenwich e traduz-se por três números: a latitude, a longitude e a altitude. Assim para saber a nossa posição sobre a Terra basta saber a latitude, a longitude e a altitude. Por exemplo, os aeroportos têm as três coordenadas bem determinadas, que aliás estão escritas em grandes cartazes perto das pistas, e os sistemas automáticos de navegação aérea utilizam esta informação para calcular as trajectórias entre aeroportos.

Hoje em dia é possível haver um sistema de posicionamento global devido à utilização dos satélites artificiais. São ao todo 24 satélites que dão uma volta à Terra em cada 12 horas e que enviam continuamente sinais de rádio. Em cada ponto da Terra estão sempre visíveis quatro satélites e com os diferentes sinais desses quatro satélites o receptor GPS calcula a latitude, longitude e altitude do lugar onde se encontra.




Latitude

A latitude é a distância ao Equador medida ao longo do meridiano de Greenwich. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Por exemplo, Lisboa está à latitude de 38º 4´N, o Rio de Janeiro à latitude de 22º 55´S e Macau à latitude de 22º 27´N.




Longitude

A longitude é a distância ao meridiano de Greenwich medida ao longo do Equador. Esta distância mede-se em graus, podendo variar entre 0º e 180º para Este ou para Oeste.
Por exemplo, Lisboa está à longitude de 9º 8´W, o Rio de Janeiro à longitude de 34º 53´W e Macau à longitude de 113º 56´E.





Altitude

A Terra é aproximadamente esférica, com um ligeiro achatamento nos pólos. Para se definir a altitude de um ponto sobre a Terra define-se uma esfera --- geoide --- com um raio de 6378 km. A altitude num ponto da Terra é a distância na vertical à superfície deste geoide. Por exemplo, a altitude média do Aeroporto de Lisboa é de 114 m, mas a altitude média da Holanda é negativa.
As coordenadas surgem-nos por vezes com diferentes formatos, que nos exigem em algumas situações proceder à sua conversão. De uma forma muito sintética vou dar-vos a maneira de poderem efectuar essas conversões.

Assim, as coordenadas podem surgir no formato GMS (graus, minutos e segundos) ex: N 39º27´13" , no formato GM+d (graus, minutos+decimais) ex. N 39º27,213 e ainda em G+d (graus+decimais) ex. N 39º,453611. Os exemplos dados dizem respeito à mesma latitude, curiosamente da AS de Abrantes.
Façamos então as conversões:

1º Exemplo

Converter Graus +decimais em Graus,minutos+ decimais

N 39º,453611 Vamos multiplicar a parte decimal dos graus por 60

0,453611 x 60 = 27,216

Obtém-se.............. 27´e 216 milésimas

ou seja o novo formato passará a ser N 39º27´,216

2º Exemplo

Converter Graus, minutos+decimais em Graus minutos e segundos

N 39º27´,216 Vamos multiplicar a parte decimal dos minutos por 60

0,216 x 60 = 12,96

Obtém-se ............... 12 " e 96 centésimas

ou seja o novo formato passará a ser N 39º 27´13" (com arredondamento)

Tratámos neste caso da Latitude, processo que é exactamente o mesmo para a Longitude.

Procurei assim, de uma forma muito simples, dar uma ajuda àqueles que por vezes têm dificuldades nas leituras das coordenadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário