domingo, 14 de dezembro de 2008

Manutenção



Estamos actualmente na fase do ano, em que as nossas "casinhas" são menos utilizadas, obrigando-nos a certos cuidados especiais de manutenção.

Em minha opinião, um dos órgãos mais sensíveis das ACs são as baterias, que se não forem "acarinhadas" poderão dar-nos alguns dissabores (despesas), e por isso é importante que troquemos algumas dicas sobre o assunto.

Como todos sabem, quando temos as nossas ACs equipadas com painel solar fotovoltaico este equipamento apenas vos carrega a bateria da célula, assim como a ligação a 220 v também só beneficia aquela bateria, ficando naturalmente a bateria do motor desprotegida e sujeita a descargas profundas.

Por estes motivos resolvi fazer um "investimento" de 49 € num repartidor de carga CSB-2, que me soluciona os problemas a que me refiro atrás. Na verdade este pequeno instrumento permite que logo que a bateria da célula esteja carregada, automaticamente a bateria do motor começa a receber carga.

Estou a lembrar-me de todos aqueles que têm a sua AC parada à porta, e que têm painel solar, deixarão de ter preocupações com a carga daquela bateria pois ela passará a estar também sempre carregada.

No caso da não existência de painel solar, bastará que tenham algumas horas a AC ligada a 220 V para que as duas baterias fiquem operacionais. É um pequeno "investimento", que poderá evitar muitas dores de cabeça. O valor a que me refiro já inclui mão de obra, mas se se decidirem por instalar o repartidor de carga, aconselho a que façam uma pequena consulta ao mercado, porque num valor tão pequeno encontrei diferenças substanciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário