quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ainda os Estacionamentos


Não existe praticamente nenhum dia, em que o assunto dos estacionamentos das autocaravanas não seja debatido, nos diversos locais existentes, mais conhecidos por fóruns, e em que os consensos não são facilmente alcançados, a não ser no conceito mais elementar, que passa por se dizer que as autocaravanas são veículos legais, e por conseguinte, têm os direitos a isso inerente.
Há no entanto uma situação, até agora pouco abordada, que me parece pertinente, e que se prende com a legitimidade da proibição de estacionamento das autocaravanas por parte do poder autárquico (entenda-se Municípios e Juntas de Freguesia) em locais fora das Áreas de Serviço por eles construídas.
Efectivamente, parece-me ter alguma lógica que um Município sensível ao problema do autocaravanismo, e que por isso investiu, criando todas as condições não só de manutenção mas também de estacionamento das autocaravanas, se veja confrontado, com os problemas inerentes ao eventual estacionamento, fora do local predestinado a esse fim.
O caso concreto de Constância é um exemplo flagrante dessa situação, e talvez não exagere se disser, que são mais as autocaravanas estacionadas(??) fora da Área de Serviço, do que as que utilizam aquela infraestrutura, para esse efeito.
A desculpa do eventual desconhecimento da sua existência, não colhe, pois existe sinalética de sobra que dificilmente passa despercebida.
Então porquê esta atitude, por parte dos autocaravanistas ? - Permitam-me que a adjective, como sendo uma falta de respeito e de civismo para com aqueles, que, investiram, para bem nos receberem.
Talvez no dia em que as autoridades obrigarem esses utilizadores de autocaravanas, a utilizarem o espaço que lhes está reservado, surja um coro de protestos relativos a uma decisão que pessoalmente considero justa, mesmo que possa estar ferida de alguma ilegalidade.
Deixo no entanto este assunto à vossa apreciação, que , repito, me parece pertinente.

Um comentário:

  1. Bom dia Companheiro,

    O "problema" de Constância, e de todas as outras localidades, que tenham ou não Áreas de Serviço de apoio ao Autocaravanismo Itinerante, prende-se exclusivamente com o facto de o local não ser "à porta" dos locais de eleição "escolhidos" pelos proprietários de autocaravanas!!!

    Se fosse "à porta" da praia, do supermercado, do médico, das termas, do cinema, da florista, do cabeleireiro, do café, etc., tudo ficaria excelente para esses "senhores" e "senhoras"!!!

    Mas como fica do outro lado do rio, em Constância concretamente, no meio de coisa nenhuma, não é de facto um local "chique" para se parar e fazer umas breves caminhadas para chegar a algum lugar!!! Isso, cansa muito e há que poupar o pessoal para quando for velho!!!!

    E o problema maior, é que teimam em juntar-se, do tipo "todos ao molho", nos locais de eleição, provocando assim os tradicionais conflitos de interesses com os restantes utilizadores do espaço público e com os residentes, provocando vezes sem fim autênticas barreiras inestéticas, horríveis, num horizonte muito curto, obrigando por vezes os peões a percursos alternativos para poderem chegar aos locais que são públicos!

    Estou farto de reclamar contra este tipo de Comportamento, que considero nojento, mas não há meio de meter um pouco de CIVISMO neste tema tão fácil de resolver!!!

    E depois vêem umas pessoas, e até uns "clubes", e mais umas coisas, reclamar contra as Autarquias que querem disciplinar este tipo de atitudes nos seus domínios territoriais!!!

    Se os proprietários de autocaravanas não sabem ser gente com respeito pela Liberdade dos restantes cidadãos, incluindo os que se deslocam apeados, exigindo regalias e direitos que de facto não lhes assiste, então as Autarquias que imponham, pela força e pela Lei, usando todos os meios ao seu alcance, como o simples Código da Estrada, e acabem de vez com os abusos de uns quantos que prejudicam todos os outros!!!!

    Só pela força das discriminação esta gente conseguirá assimilar que são iguais a todos os restantes e que não têm mais direitos que os restantes cidadãos!!!

    Mas está difícil de resolver esta questão tão simples e tão básica!!!

    Talvez daqui a uns dez anos, com muita persistência e até à exaustão, se consiga reverter este triste panorama que envergonha quem de facto usa uma autocaravana para fazer, apenas, Autocaravanismo Itinerante!!!

    Um abraço e até sempre,

    ResponderExcluir