quarta-feira, 1 de abril de 2009

Incoerências



Há cerca de um mês e meio foi lançada pelo nosso Governo, com toda a pompa e circunstância, uma campanha a que se deu nome de "Descubra um Portugal Maior", que pretendia fundamentalmente que fizéssemos as nossas férias "cá dentro", e onde se investiram alguns milhões de euros.
Até aqui, tudo me parece normal, e mesmo louvável, pois em tempos de crise deveremos tentar ajudar naquilo que é nosso.
Mas...... não existirá nisto tudo uma grande incoerência e irresponsabilidade ?

Estou convicto que sim, pois senão vejamos. No último fim de semana, desloquei-me a S. Pedro do Sul para participar no IV Eco Solidário, e adoptando como boa a campanha atrás mencionada, resolvi ir conhecer o Lorvão e o seu majestoso mosteiro.

Aguardei pelas 14 horas pela sua abertura, e lá estava o guia, homem da terra, licenciado em História, pronto para nos acompanhar. Começámos pelos claustros que denotavam um grau de degradação incrível desde as suas pequenas capelas, às ervas que se amontoavam um pouco por todo o lado, e para o qual o guia humildemente lamentava tal situação.

Voltámos ao interior do templo, e ao olharmos para um dos cantos vimos um monte de tubos tapados com uns panos, e obviamente indagámos o guia do que se tratava. Pois.......... são partes do órgão que se encontra para restauro há 17 ANOS. Um litígio entre a empresa que deveria fazer o restauro e o IPPAR resultam nisto.......... .
Imagens de altíssimo valor, encontram-se completamente degradadas e à espera que alguém as recupere, e para tudo isto o nosso amável guia apenas se lamentava, não sabendo sequer o que dizer.
Quantos outros monumentos estão assim por este Pais fora ?..........
O nosso objectivo final era S. Pedro do Sul e ao fim da tarde já estávamos estacionados muito perto das Termas, que segundo o programa iríamos visitar com pormenor no sábado à tarde. E assim foi, tendo a visita começado precisamente pelas ruínas romanas deste complexo termal.
Verificámos que as referidas ruínas estavam com muito "mau aspecto" e num estado de degradação muito acentuado.

Nada melhor do que questionar o guia para o facto. A resposta foi pronta, o Município de S. Pedro do Sul aguarda há já vários anos da parte do IPPAR, uma resposta às várias propostas feitas para a recuperação das ruínas que segundo o técnico são de um valor incalculável, mas até à data.....nada.


Como curiosidade, o Município de S. Pedro necessita de pedir autorização por escrito àquela entidade, para proceder ao arrancar das ervas nas ruínas...... tempo média da resposta 3 meses !!!!!!!

Serão estas as descobertas num Portugal Maior, que o nosso Governo pretende ?


Não seria muito mais coerente, que os milhões investidos na campanha, fossem destinados à recuperação do NOSSO riquíssimo património cultural ?????

Será que alguém me poderá responder ?...... Tentemos pois, "ir para fora cá dentro" e "Descobrir um Portugal Maior", mas que não é fácil, lá isso não é.........



Nenhum comentário:

Postar um comentário