quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ainda os Estacionamentos


Não existe praticamente nenhum dia, em que o assunto dos estacionamentos das autocaravanas não seja debatido, nos diversos locais existentes, mais conhecidos por fóruns, e em que os consensos não são facilmente alcançados, a não ser no conceito mais elementar, que passa por se dizer que as autocaravanas são veículos legais, e por conseguinte, têm os direitos a isso inerente.
Há no entanto uma situação, até agora pouco abordada, que me parece pertinente, e que se prende com a legitimidade da proibição de estacionamento das autocaravanas por parte do poder autárquico (entenda-se Municípios e Juntas de Freguesia) em locais fora das Áreas de Serviço por eles construídas.
Efectivamente, parece-me ter alguma lógica que um Município sensível ao problema do autocaravanismo, e que por isso investiu, criando todas as condições não só de manutenção mas também de estacionamento das autocaravanas, se veja confrontado, com os problemas inerentes ao eventual estacionamento, fora do local predestinado a esse fim.
O caso concreto de Constância é um exemplo flagrante dessa situação, e talvez não exagere se disser, que são mais as autocaravanas estacionadas(??) fora da Área de Serviço, do que as que utilizam aquela infraestrutura, para esse efeito.
A desculpa do eventual desconhecimento da sua existência, não colhe, pois existe sinalética de sobra que dificilmente passa despercebida.
Então porquê esta atitude, por parte dos autocaravanistas ? - Permitam-me que a adjective, como sendo uma falta de respeito e de civismo para com aqueles, que, investiram, para bem nos receberem.
Talvez no dia em que as autoridades obrigarem esses utilizadores de autocaravanas, a utilizarem o espaço que lhes está reservado, surja um coro de protestos relativos a uma decisão que pessoalmente considero justa, mesmo que possa estar ferida de alguma ilegalidade.
Deixo no entanto este assunto à vossa apreciação, que , repito, me parece pertinente.