quarta-feira, 30 de março de 2011

Uma escapadela na Semana Santa


Aproxima-se a Semana Santa, época do ano em que muitos tiram alguns dias de férias. Deixo aqui algumas sugestões para uma Semana Santa na Andaluzia.

Esqueçamos, se possível, a .....crise

La Semana Santa andaluza

Viajar en autocaravana te permite una gran movilidad y disfrutar de distintos lugares en pocos días sin tener que hacer y deshacer maletas. Pon rumbo a Andalucía y descubre una Semana Santa diferente que aúna tradición, religión, cultura y arte. Puedes hacer una primera parada en Sevilla y disfrutar de la Procesión de la Borriquita el Domingo de Ramos. En Málaga puedes participar de toda la devoción de la procesión de El Cautivo, el Lunes Santo o de la de La Expiración el Miércoles Santo. En esta provincia puedes además disfrutar de sus playas si el tiempo acompaña. Córdoba te sorprenderá también por sus procesiones, en especial las del Silencio. Las localidades de Baena y Priego destacan también por la celebración de su Semana Santa. Si te acercas a Granada disfrutarás de la Procesión de los Gitanos (miércoles Santo) y de las del Jueves Santo con salida y llegada en el Albaicín. Jaén, Huelva, Almería y Cádiz también cuentan con famosas procesiones de interés turístico, religioso y cultural. En la web de campings de Andalucía puedes encontrar todos los campings de Andalucía en los que alojarte.




sexta-feira, 4 de março de 2011

Ainda a A.S. da Sertã



Ao publicar a noticia da "inauguração" da Área de Serviço da Sertã, esqueci um pormenor muito importante, a sua localização.
Pois bem, aqui vão as coordenadas confirmadas por um GPS Garmin e outro Tom-Tom, e que, consequentemente poderão ser inseridas nas inúmeras bases de dados existentes.



N 39º 47´ 50" W 08º 05´ 45" ou se preferirem N 39º 47,864 W 008 05,767


Visitem pois a Sertã, utilizem a A.S., e certamente que não se arrependerão.

quinta-feira, 3 de março de 2011

"Inauguração" da A.S. da Sertã


Um pouco à revelia de Clubes, Círculos, Tertúlias, Movimentos, Observatórios não Governamentais, e outros, resolvemos, dar uso à Área de Serviço para autocaravanas, instalada na bonita Vila da Sertã.
Sem uma explicação aparente, esta infraestrutura de apoio ao autocaravanismo, parece-me esquecida do roteiro das inaugurações organizadas por aquelas entidades, e para que essa injustiça não se eternize, um grupo de cinco autocaravanas, passou o último fim de semana naquela zona do Pinhal Interior.
A "concentração" efectuou-se no largo do Tribunal na 6ª feira ao fim do dia, um local que no entender de todos, teria sido o de eleição para a instalação da A.S. .
Excelente localização, com um enquadramento paisagístico maravilhoso, local central, casas de banho públicas muito boas, e pasme-se, mesas de apoio para o piquenique. E que jeito que elas deram, para a degustação de um leitão ainda quentinho, tal como aconselham os cânones, acompanhado por um espumante tinto bem fresco.
Com este repasto, não seria aconselhável ir à deita, e desse modo logo se organizou um passeio junto à ribeira, passeio esse que deu a conhecer os excelentes atributos do companheiro FSN em ser nosso cicerone.
O sábado acordou com algum nevoeiro, mas que rapidamente se dissipou, permitindo-nos conhecer a zona comercial da Sertã. A hora de almoço não tardou, e também aqui não deixámos os nossos créditos por mãos alheias, e apesar de serem os maranhos a especialidade desta zona, foi no cabrito assado no forno, que nos vingámos......... .
Para a tarde, foi feita uma visita guiada à Vila, e se dúvidas existiam, elas dissiparam-se, o cicerone era mesmo bom !!!!!!!
Para a noite, nada melhor que uma grelhada, efectuada na adega do amigo Carlos, onde a "água pé" tirada directamente da pipa encantou os convivas. Curiosamente e apesar dos tempos conturbados que se viviam no Movimento Autocaravanista, o tema abordado foi e estado da Nação.
O domingo, estava reservado à visita ao Museu Rural situado em Relvas e para terminar a ida ao Centro Geodésico de Portugal localizado em Melriça. Sempre ouvi dizer que no meio é que está a virtude.............. .
Deixei para último, aquela que devia ser a primeira, a Área de Serviço, já que foi ela a causadora deste fim de semana na Sertã. Pois bem, é uma área igual a muitas outras, mas que todos temos que agradecer pela sua existência, e que é importante que não caia no esquecimento.
Foi isso que nos levou à Sertã..........................