quarta-feira, 30 de junho de 2010

Estamos de Parabéns !!!!!!!!


A noticia chegou, dando conta, de que o Presidente da C.M. de Portimão, tinha retirado da agenda do plenário, a proposta que, de uma forma genérica, iria inviabilizar o estacionamento de autocaravanas no concelho de Portimão.
Para esta tomada de posição, contribuiu exclusivamente a carta subscrita por um conjunto de entidades ligadas ao autocaravanismo, através da qual, se rebatiam ponto a ponto as intenções de se vir a proibir um direito de todos nós, tão simples como ESTACIONAR um veículo ligeiro.
Saúdo pois, todos os subscritores do referido documento, mas também todos os autocaravanistas deste País, pois este facto, é de enorme alcance, podendo contribuir no futuro como se de uma jurisprudência se tratasse.
E agora ?- É a pergunta que se coloca........
No meu fraco entender, as nossas responsabilidades aumentaram substancialmente, não só no que ao nosso comportamento cívico diz respeito, mas também, na necessidade de uma participação activa neste processo. Certamente, que o Presidente do Município de Portimão, aproveitará o documento que tem entre mãos, para convidar os seus subscritores a apresentarem uma proposta alternativa na qual fiquem salvaguardadas as nossas pretensões, à luz das Leis existentes, e obviamente os legítimos interesses do Município.
Pois é, e se tal vier a acontecer, será que existem actualmente estruturas associativas "equipadas" com os meios indispensáveis para a elaboração da referida proposta?
Não vislumbro nenhuma, nem mesmo o C.P.A. que é o maior clube de autocaravanismo existente, o que numa primeira fase, demonstra a nossa fragilidade, e o amadorismo que tem norteado todo o Movimento.
É finalmente chegada a hora, de deixarmos os amadorismos, e encararmos os próximos tempos com sentido de total responsabilidade, dando para isso passos muito seguros e sem qualquer tipo de hesitações, já que o momento é de enorme importância.
A convergência continuará a ser uma palavra chave, e para isso, muitos pretensos protagonismos terão que ser banidos, a flexibilidade na defesa dos diferentes pontos de vista uma obrigação, e o saber de que os objectivos são exactamente os mesmos, ocasionarão uma União inevitável.
Não percamos esta oportunidade de avançarmos, pois poderão não surgir muitas mais, é hora de arregaçar as mangas, pondo para trás das costas tudo aquilo que nos possa ter afastado em certos momentos.
Os autocaravanistas deste País, depositam nas mãos daqueles que dirigem os destinos do autocaravanismo o levar a bom porto esta missão.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Finalmente !!!!!


É profundamente satisfeito, que constato que FINALMENTE quem dirige o movimento autocaravanista em Portugal, entendeu que a única forma de levar o "barco a bom porto", era dar as mãos, e de uma vez por todas, falar a uma só voz.

Foi necessário algum tempo, talvez demasiado, mas é bom ver um documento assinado por várias estruturas, dando-lhe assim um peso e uma força que até agora não se tinha conseguido. Ainda nem todos entenderam o interesse desta junção de esforços, mas não me restam dúvidas que, em breve, os que faltam, se irão juntar aumentando assim ainda mais a representatividade.
Este era, em minha opinião, o passo fundamental, para que consigamos atingir os objectivos que há muito tempo reclamamos, e agora, ultrapassado que está o obstáculo, só nos resta depositar total confiança naqueles, que desinteressadamente, dirigem os destinos das estruturas onde grande parte de nós se encontra inserido, aguardando que outros passos sejam dados em favor dos autocaravanistas deste País.

terça-feira, 15 de junho de 2010

"GRÃO a grão......."




Os autocaravanistas, nacionais e internacionais, contam desde o passado sábado dia 12, de mais uma Área de Serviço e Pernoita, desta vez na Vila de Sangalhos.



Antes dada a conhecer através do seu amor ao ciclismo, e mais recentemente através do basquetebol, esta Vila, demonstra infelizmente, uma estagnação bastante vincada, tentando agora, através de investimentos avultados contrariar essa tendência. Refiro-me como calculam ao novo Velódromo, e ao Museum Berardo nas Caves Aliança, que a organização nos proporcionou conhecer. Ultrapassando as expectativas, estiveram presentes 52 autocaravanas, numa organização da Junta de Freguesia, com o apoio do C.P.A. através do Vitor Andrade, membro da sua Direcção. Tudo decorreu de uma forma impecável, pois apesar da inexperiência dos elementos da Junta de Freguesia, a sua vontade e o seu querer, permitiram que tivesse sido um êxito esta iniciativa. No descerrar da placa, esteve presente o Senhor Presidente da C.M. de Anadia, que ao dirigir-se a todos os presentes, proferiu um pequeno discurso em palavras, mas de uma enorme dimensão nos objectivos.



Que pena, certos autarcas deste País não o terem escutado..................



A Área de Serviço, em termos técnicos é perfeita, não tendo havido a necessidade a grandes investimentos, para se obter aquilo que para todos nós é o importante.



Lanço pois daqui um desafio, para que visitem Sangalhos, e usufruam de mais esta nova Área, cujas coordenadas GPS são Lat N 40º 29´12" Long W 08º 28´31" ou se preferirem Lat 40 29.193 Long W 08 28.517