sexta-feira, 30 de abril de 2010

A minha segunda paixão


Há um rifão na nossa terra que diz "cada maluco, tem a sua mania" e, como todos os outros, reúne verdades inequívocas.

Eu, para não fugir á regra, estou também incluído no rol daqueles, que têm a sua (minha) mania, pois para além do autocaravanismo, sempre adorei tudo o que está relacionado com os fenómenos meteorológicos, e por esse motivo sou considerado o meteorologista cá de casa. Mas a "mania" transformou-se em doença, o que me levou a adquirir uma estação meteorológica, já com alguns requintes de meios, que me disponibiliza dados fiáveis de vária ordem.

Como devem calcular, o "brinquedo", é agora o alvo das atenções com análises constantes aos dados e gráficos disponíveis, o que é verdadeiramente fascinante.

Mas como não sou egoísta, sempre sonhei poder partilhar esses elementos, tendo tido a sorte de um também apaixonado por estas coisas, me criar um site através do qual divulgo os elementos recolhidos. Por curiosidade entrem em http://www.meteoconstancia.info/ e digam alguma coisa..........


É preciso ser maluco......................

sábado, 24 de abril de 2010

Agora é a SINALÉTICA


Não me restam dúvidas que o movimento autocaravanista em Portugal, é sem dúvida nenhuma "sui generis", isto porque, no seu seio, se levantam problemas, criam-se "guerras" mesquinhas, sustentam-se intrigas e até ódios pessoais, com questões incríveis, e senão vejamos....... .

Recentemente, levantou-se a questão da sinalética das áreas de serviço, da sua legalização e da sua inclusão ou não, no Código de Estradas, e eis que de imediato um nosso companheiro, tomou a iniciativa de elaborar um documento dirigido à Provedoria de Justiça, através do qual, se alertava aquela Entidade, para a lacuna existente no referido Código de Estradas, onde o sinal de área de serviço para autocaravanas, efectivamente não existe. Pedia-se a todos aqueles que concordassem com o seu teor, que o subscrevessem para posterior envio. Mas........... .

-Passados uns "momentos", eis que surge no mesmo local, uma outra iniciativa, do mesmo teor, dirigida também à Provedoria de Justiça, mas procurando demonstrar, que a referida sinalética era desnecessária....... .

Reconheço, o direito a todos, de emitirem as suas opiniões, e a isso se chama liberdade de expressão, mas,o que já não me parece correcto, é que se ponha em causa a credibilidade de um Movimento, que tantos problemas tem para resolver.

Que ideia formará sobre o Movimento Autocaravanista, o Senhor Provedor de Justiça, quando lhe chegarem às mãos estes dois documentos totalmente antagónicos ???

Mas, o que torna tudo isto muito grave, é que este facto só é possível, em virtude de dois companheiros, que se degladiam a todo o tempo, procurarem a todo o custo protagonismo na praça pública, leia-se foruns de autocaravanismo, sendo esses anseios de tal forma elevados, que esquecem o mau serviço que estão a prestar aos muitos autocaravanistas existentes.

Assim, parece-me , que cada vez será mais difícil levar o barco a bom porto, contribuindo de forma evidente para que nos olhem com alguma desconfiança.

Pensemos no colectivo, e esqueçamos o individualismo....

terça-feira, 13 de abril de 2010

ASSEMBLEIA GERAL do CPA


Como é do conhecimento do "mundo autocaravanista", realizou-se no passado sábado em Vila Nova da Barquinha, a continuação da AG do CPA, iniciada em Fátima.

Antes de tudo, salientar a participação em grande número dos associados, que assim quiseram manifestar publicamente o seu apoio à lista candidata, encabeçada pelo companheiro Rui Narciso.

Cerca de 180 ACs estiveram estacionadas naquela bonita Vila ribatejana, sendo o número de eleitores devidamente credenciados 116. Destes, precisamente 100, votaram a favor, representando assim a esmagadora maioria dos presentes. Talvez se estranhe, considerar uma grande afluência a presença de "apenas" 116 sócios, mas estando eu habituado a presenciar assembleias gerais, de outras entidades com tantos ou mais sócios do CPA, em que comparecem uma dúzia de associados, leva-me a concluir efectivamente, que de uma maneira geral, o CPA é um clube vivo e talvez por isso, a controversa surge com alguma assiduidade. É o preço da sua grandeza....... .

Não quero terminar, sem no entanto, fazer um reparo em sentido negativo, pois entendo ter sido extremamente infeliz a intervenção final do ex Tesoureiro ( a nova Direcção, já tinha tomado posse), quando anunciou completamente fora de contexto, que afinal o saldo que transitava para a nova Direcção já não era o apresentado em Fátima mas sim mais alguns euros.

Em minha opinião, se a anterior Direcção queria dar conhecimento deste facto, deveria tê-lo feito antes da tomada de posse, pois assim questiona-se a intenção desta infeliz intervenção.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

BASTA !!!!!!!!!



Terminaram na passada 2ª feira, os tradicionais festejos em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem, na bela e notável Vila de Constância.


Nesses três dias, esta Vila ribatejana foi invadida por milhares de forasteiros, vindos de toda a parte, e fazendo-se transportar nos mais variadíssimos meios de transporte, entre os quais as nossas bem conhecidas AUTOCARAVANAS.


Não as contei ao pormenor, mas não errarei, se vos disser, que por ali estiveram umas três dezenas daqueles veículos.


Mas, como não podia deixar de ser, nem todos APARCARAM, tendo alguns "decidido" ACAMPAR à boa maneira portuguesa, com o toldo bem aberto, a mesa com a toalhinha de plástico com cores bem berrantes, os alguidares de plástico, o "palhinhas" bem por perto, enfim um estendal de utensílios, que mesmo num parque de campismo, chamaria a atenção.


Este cenário já foi descrito inúmeras vezes, nos mais diferentes locais, denunciado em entrevistas, censurado pelas autoridades, criticado por todos aqueles que como eu, gostam do autocaravanismo como forma de conhecerem Outras Terras e Outras Gentes.


Por tudo isto, recuso-me a ser metido num mesmo saco, a ser catalogado de uma forma enxovalhante, e a ser escorraçado dos mais diversos locais, apenas porque uma meia dúzia (ou uma dúzia) de ignorantes, só pelo facto de terem uma autocaravana, contribuem de uma forma decisiva, para que me envergonhe, em certas situações de dizer que sou autocaravanista.


Esta meia dúzia de linhas não é mais do que um grito de revolta, indignação e impotência, a juntar a tantos outros, apenas com a remota esperança, que alguém os oiça.




Basta!!!!!!!!!!