sábado, 12 de dezembro de 2009

BALANÇO


Estamos praticamente a encerrar o ano de 2009, e é nesta altura que habitualmente se faz a retrospectiva, vulgo balanço, das actividades desenvolvidas durante o ano, neste caso no que ao autocaravanismo diz respeito.

Na minha perspectiva, a tentativa de regulamentação da actividade, foi das iniciativas mais positivas feitas durante o ano, pois apesar de infrutífera, levou a que tivessem surgido movimentações nos locais indicados, neste caso a Assembleia da Républica. Esta iniciativa teve como principal impulsionador o MIDAP, movimento sem formação jurídica, e cuja representatividade no autocaravanismo é desconhecida, para não dizer duvidosa. É na verdade intrigante porque motivo os clubes juridicamente constituídos, não são capazes de encabeçar a sua representatividade, cumprindo no fundo as suas obrigações perante os seus associados, zelando e defendendo os seus interesses. Será que no organizar "encontros" se esgota a função dos clubes ?????

Com esta constatação, sou forçado a louvar o MIDAP e os seus "dirigentes" pela iniciativa..........

O ano de 2009, fica também marcado pela positiva com a inauguração de várias Áreas de Serviço, um pouco por todo o lado, mas com uma esmagadora incidência na zona interior do País.

A seu tempo, estou convicto, começarão a surgir estas infra-estruturas, também na zona litoral.

Não posso neste balanço, esquecer o que se esta a passar com o maior clube nacional de autocaravanismo o CPA, pois quer queiramos quer não, o CPA é um marco importantíssimo no Movimento.

O facto de viver longe impede-me de saber o que se passa, mas, ao aceder diáriamente ao seu forum, é fácil de verificar a estagnação reinante, pois são por vezes vários o dias sem que alguém por lá dite uma palavra que seja.

Da Direcção não se ouve uma palavra, e mais recentemente, começam a surgir o anuncio de demissões de pessoas com tradição no Clube, sinais que são preocupantes, e que urge analisar, pois o CPA faz muita falta ao autocaravanismo.

A consonância de ideias entre os vários clubes existentes, não parece fácil, e sem isso a força resultante da união perde-se, dificultando pois, o alcançar dos objectivos que todos nós ansiamos.

Sem essa união de esforços, a regulamentação tão necessária, não passará de uma miragem, a constituição de uma possível Federação de Autocaravanismo mais não é do que um sonho, e assim sendo, cá continuaremos olhando com alguma inveja, os bons exemplos que nos chegam dessa Europa.
Será certamente esta a hora indicada, para formular votos muito sinceros, para que ano de 2010,
nos traga uma mão cheia de boas noticias, e para que tal aconteça não acho que seja necessário nada de especial, apenas o QUERER colectivo.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Festas Felizes






Desejo a todos um Santo Natal e um próspero Ano Novo