quinta-feira, 24 de setembro de 2009

"TERRA CHÃ"


"Terra Chã" é o nome dado a uma Cooperativa de Desenvolvimento Local, fundada em 2001, e está sediada na aldeia de Chãos freguesia de Alcobertas no Concelho de Rio Maior.

O seu Centro Cultural que é composto por centros de acolhimento, centro de artes e ofícios, pólo de animação em turismo da natureza, restaurante e bar é mais um dos pontos inserido no Projecto Portugal Tradicional.

Foi esse o local escolhido para conhecer no passado fim de semana, e em minha opinião vale a pena uma deslocação até lá.




Para além de uma localização excelente de onde se desfrutam paisagens magnificas sobre a Serra, temos ao nosso dispor variadíssimas propostas que englobam passeios pedestres, com rotas devidamente assinaladas, bicicletas de BTT, visita ao Centro de Artes e Ofícios, tudo isto com o apoio de um restaurante e bar onde a Chicharada, o Bacalhau assado e a Galinha à Terra Chã são vedetas.

Para além do já mencionado, a tranquilidade e a hospitalidade das gentes desta aldeia, bem como as salinas de Sal Gema de Rio Maior (a cerca de 9 Km) são outros dos atractivos e realçar, pelo que no global estão reunidos os ingredientes para um fim de semana de excelência.

Por vezes apercebo-me das dúvidas de onde dar uma escapadela de fim de semana por parte de muitos autocaravanistas, se acreditarem em mim dêem um salto a Chãos.............

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Novas do C.P.A.


O sitio do C.P.A, surgiu com um novo visual, facto que é de louvar. É muito importante que esta renovação aconteça, contrariando-se assim um marasmo visível há uns tempos a esta parte.

Será certamente um sinal dado pela actual Direcção, no sentido de não deixar estagnar o clube mais representatitvo do autocaravanismo em Portugal.

Receitas diminuem nos campings de Barcelona


Os campings na região de Barcelona, fecharam a temporada com receitas inferiores em 10% comparativamente a igual período do ano passado.

Mesmo assim entre 1 de Junho e 31 de Agosto, as receitas ascenderam a 48 milhões de euros, prevendo-se que os usuários tenham gasto fora dos parques cerca de 96 milhões, representando pois um total de 144 milhões o impacto deste negócio.

Atendendo à crise económica, estes valores são considerados aceitáveis pelos responsáveis do sector do turismo Catalão.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

As Astúrias são notícia



ANTONIO GAYO SOCIO FUNDADOR DE LA PLATAFORMA DE AUTOCARAVANAS AUTÓNOMA
«Asturias es la única región del país que persigue a los autocaravanistas»
«Nosotros rechazamos a los que acampan en las playas, pero también que se multe por pernoitar.-¿Se sienten ustedes perseguidos?
-En Asturias, sí. Pero no nosotros, los asturianos, sino todos los autocaravanistas, porque Asturias es la única región que nos persigue. Es la única de toda Europa en la que está prohibido pernoctar en tu vehículo, con lo cual, este año desde otras comunidades se llamó al boicot desde internet y, por desgracia, ha funcionado: en lugar de venir aquí se han ido a Galicia.
-¿En qué es diferente Asturias?
-Primero, en que prohibe pernoctar. Yo puedo llegar con mi vehículo, que es un turismo, como cualquier otro, y aparcar y dormir en cualquier parte. En pleno centro de Madrid. Sin embargo, aquí, en Asturias, la Guardia Civil ha multado a gente que dormía, correctamente estacionada, en Llanes, en Colunga... en muchos sitios. Y también es diferente con esta reforma, en la que habla de áreas específicas para autocaravanas, pero en las que es obligatorio quedar. Y eso no es lógicoctar. Sólo se hace aquí»


Fonte: elcomerciodigital.com