quarta-feira, 29 de abril de 2009

Curiosidades


Se me dissessem, não acreditava........


Ao pretender estrelar um ovo das minhas galinhas, surgio algo impensável....... um ovo com 5 gemas !!!!!!


E esta hem !!!!!!!!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Noticias da Galiza


O "Ayuntamiento" de Orense vai construir um novo parque de campismo, especialmente desenhado para pessoas deficientes.

O parque será construído na margem direita do Rio Minho e será inaugurado em Abril de 2010

Terá inicialmente noventa alvéolos, para a instalação de tendas e autocaravanas.

Será um parque que estará aberto todo o ano, com a categoria de primeira especial, e permitirá o acesso à zona termal.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

I Encontro Autocaravanista de Abrantes








Está terminado o I Encontro Autocaravanista de Abrantes, e assim sendo é hora de fazer o balanço.
Em minha opinião, o balanço é francamente positivo, apesar de as expectativas em termos de inscrições ter ficado aquém do esperado. A explicação para tal facto, parece-me a mim, fica a dever-se a várias circunstâncias tais como, o grande número de eventos que têm vindo a ser realizados este ano, associados à crise económica que a todos afecta.
Veja-se o que se passou recentemente em Barcelona, no Encontro Internacional, onde apenas estiveram presentes cerca de 340 autocaravanas, quando o normal são números que quase duplicam este.
Os aspectos positivos são vários, dos quais destaco a elevada participação estrangeira, cerca de 130 autocaravanistas, a realização do colóquio onde intervieram a CMAbrantes o CampingcarPortugal, a CCDR-Algarve, a FPCM, o dinamizador do projecto Portugal Tradicional e ainda o Presidente do CAS-Clube Autocaravanista Saloio.


Foi possível ouvir-se uma troca de opiniões nem sempre coincidente, mas com elevado nível, que contribuiu em muito, para se esclarecerem dúvidas, e tornarem possíveis consensos que serão indispensáveis para que o autocaravanismo trilhe caminhos certos.

O jantar de gala, com a presença do Srº Presidente da Câmara Municipal, foi o momento, em que o convívio e a boa disposição estiveram de mãos dadas.

Neste eventos dificilmente se agrada a "gregos e troianos", mas não tenho dúvidas que a esmagadora maioria deu por bem empregue estes dias que estiveram em Abrantes.




Parabéns pois ao CPA e ao Município de Abrantes por esta organização.

domingo, 26 de abril de 2009

Recortes da Imprensa





Abrantes: Encontro Internacional de Autocaravanistas.


Mais de 700 autocaravanistas nacionais e estrangeiros, entre os quais belgas, franceses, espanhóis e ingleses, estão este fim de semana concentrados em Abrantes, no âmbito do I Encontro Internacional de Autocaravanas.
A decorrer até segunda-feira e com organização do Clube Português de Autocaravanas, o evento decorre do investimento efectuado pela autarquia num projecto de acolhimento para autocaravanistas, com a criação de estações de serviço e estações de pernoita, que «colocaram Abrantes na rota internacional do turismo itinerante», segundo disse à Lusa a vereadora responsável pelo Turismo.
Céu Albuquerque afirmou que a autarquia teve a «percepção» de que a cidade estava na rota de entrada de autocaravanas da Europa, «sobretudo em direcção à grande Lisboa», pelo que desenvolveu um projecto de acolhimento com a colocação de mapas com postos de interesse turístico na região e folhetos específicos, disponibilizando estacionamento próprio no centro histórico da cidade e assegurando a manutenção das estações de serviço e de pernoita.


Diário Digital / Lusa

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Gaia - Nova A.S.




O Parque Biológico de Gaia dispõe agora de um Parque de Autocaravanas. Assim, os turistas que viajam por esse meio têm mais um espaço para pernoitar no Grande Porto. O Parque responde assim ao aumento do turismo em autocaravanas. O equipamento tem poucos encargos para o Parque Biológico que já dispõe de vigilância. Os turistas, além de visitarem o espaço verde, poderão usufruir da cafetaria e do restaurante. Actualmente, o parque oferece, também, uma pequena pousada.Em Gaia, é comum encontrarem-se autocaravanas com matrículas nacional e estrangeira estacionadas no parque do Cais do Cavaco na zona ribeirinha. Por isso, é possível que esta nova valência venha a atrair muitas pessoas que vêm ao Porto e a Gaia e que passam a ter um local com melhores condições e segurança para ficar.No âmbito desta iniciativa, surgiu um vínculo de colaboração entre o Parque Biológico de Gaia e a empresa Campinanda - http://www.campinanda.pt/
Coordenadas GPS N 41º 05´48" W 08º 33´21"

domingo, 19 de abril de 2009

Noticias de Toledo



No passado dia 4 de Março, foi publicado no Boletim Oficial da Província de Toledo, em cumprimento de uma decisão unânime do "Ayuntamiento" da Capital, a aprovação inicial das modificações que constam da Postura Municipal de Trânsito, relativas à ocupação da via pública e ao estacionamento de caravanas e autocaravanas.

Em concreto a alínea 10 do Artº 107 da mencionada Postura, diz textualmente "não é permitido, acampar nas vias públicas, acção que inclui instalações estáveis, nestes espaços ou o seu mobiliário neles instalados, ou em veículos, ou autocaravanas e caravanas, bem como dormir seja de dia ou de noite, nestes espaços". O não cumprimento desta norma implica uma multa de 500 €

quinta-feira, 16 de abril de 2009



Foi recentemente criado mais um Clube de Autocaravanismo, este sediado em Chaves.

Em minha opinião, são estas as noticias que, comprovam, que o Movimento Autocaravanista está em crescendo, desmentindo aqueles que são defensores da ideia, de que o surgimento de novos clubes são sinónimo de divisão.

Saúdo este nascimento, fazendo votos para que os objectivos a que se propõem, sejam alcançados.

Entre 8 e 10 de Maio realizar-se-á em Chaves a 1ª Concentração Flaviense de Autocaravanas !!



O Vitor Andrade enviou-me este texto, que eu não poderia deixar passar sem o publicar.



Caros companheiros!


Vai ocorrer, em Peniche, a Manifesta 09 de 21 a 24 de Maio. Para saber mais sobre o que é a Manifesta consultar http://www.tradicional.campingcarportugal.com/manifesta2009.htm
Como autocaravanista e pessoa envolvida nas questões do Desenvolvimento Local (DL), há muito que considero o AC uma forma de turismo com enormes potencialidades de crescimento entre os agentes de DL. O AC permite grande proximidade, não necessita de intermediários e não requer grandes investimentos por parte destes agentes.
O problema tem sido o desconhecimento mútuo que tem vindo a persistir.
Neste momento estão criadas as condições para que se dê um grande passo no sentido duma aproximação e conhecimento das reais possibilidades do AC nos processos de DL
No processo de construção da Manifesta conseguimos introduzir a problemática do AC o que tem vindo a gerar entre os agentes de DL grande curiosidade em conhecer este tipo de turismo e as suas potencialidades no desenvolvimento dos seus projectos.
A ANIMAR e os parceiros locais, Câmara Municipal de Peniche e ADEPE, na organização da Manifesta 99 desenvolveram todos os esforços para receber condignamente um grande número de ACs. Agora é necessário que o AC marque forte presença fazendo sentir o seu peso e a sua já grande dimensão.
A ideia é participar na Festa, dando-nos a conhecer e Manifestando com a nossa presença a intenção de sermos parceiros nos processos de DL e do país.
A presença não carece de inscrição nem marcação prévia. Haverá lugares de estacionamento para todos. Cada um controlará os seus custos e participa nas actividades que mais gostar e entender, o importante é a presença e a participação nas diversas actividades que vão ocorrendo nos espaços públicos.
Poderão ir verificando o programa, provisório até aos princípios de Maio. Isto porque são as associações oriundas de todo o país que o vão preenchendo com as suas actividades e grupos.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Arruda dos Vinhos


Felizmente que são já muitas as iniciativas, tendentes a que as Áreas de Serviço e Pernoita, vão surgindo um pouco por todo o lado.

Agora, foi a companheira Ana Pressler que "meteu pés ao caminho", e conseguiu que Arruda dos Vinhas passe a constar da lista de Áreas de Serviço, e por esse motivo, quero-lhe agradecer a sua iniciativa.

quinta-feira, 9 de abril de 2009



Portugal tradicional estará lá!

MANIFesta'09 Feira e Festa do Desenvolvimento Local
PENICHE

Aos autocaravanistas fica lançado o repto de marcarem presença em Peniche nos dias 22, 23 e 24 de Maio, dando-se a conhecer e animando um espaço e uma causa que também é deles.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Encontro de Abrantes












Estamos a cerca de quinze dias do Encontro de Abrantes, e no sentido de facilitar a chegada ao local para todos aqueles que não têm GPS, aqui vão imagens para ajudar.

Se alguma dúvida vier a surgir, deverão procurar o Tecnopolo, ou para ser ainda mais fácil o Intermarché, que na primeira imagem se vê no canto inferior esquerdo. Aí estarão a cerca de 150 mts do local.


Deverá ser utilizada a saída Abrantes Norte da A23, seguindo a direcção Alferrarêde.

As coordenadas são N 39º 28´32" W 08º 11´19"

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O que NÂO se deve fazer


Não são necessárias legendas. A imagem é bem elucidativa do comportamento de alguns.

Sitges - Barcelona



Os responsáveis políticos de Sitges, zona turística por excelência situada a poucos quilómetros de Barcelona, decidiram suspender a proibição de estacionamento e circulação das autocaravanas.

Este facto ficou a dever-se, às várias reuniões mantidas entre o Alcaide e a União Caravanista da Catalunha.

Para além desta decisão esta Associação de Autocaravanistas, conseguiu um compromisso da parte do Alcaide para a criação de uma Área de Serviço para quinze autocaravanas.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Incoerências



Há cerca de um mês e meio foi lançada pelo nosso Governo, com toda a pompa e circunstância, uma campanha a que se deu nome de "Descubra um Portugal Maior", que pretendia fundamentalmente que fizéssemos as nossas férias "cá dentro", e onde se investiram alguns milhões de euros.
Até aqui, tudo me parece normal, e mesmo louvável, pois em tempos de crise deveremos tentar ajudar naquilo que é nosso.
Mas...... não existirá nisto tudo uma grande incoerência e irresponsabilidade ?

Estou convicto que sim, pois senão vejamos. No último fim de semana, desloquei-me a S. Pedro do Sul para participar no IV Eco Solidário, e adoptando como boa a campanha atrás mencionada, resolvi ir conhecer o Lorvão e o seu majestoso mosteiro.

Aguardei pelas 14 horas pela sua abertura, e lá estava o guia, homem da terra, licenciado em História, pronto para nos acompanhar. Começámos pelos claustros que denotavam um grau de degradação incrível desde as suas pequenas capelas, às ervas que se amontoavam um pouco por todo o lado, e para o qual o guia humildemente lamentava tal situação.

Voltámos ao interior do templo, e ao olharmos para um dos cantos vimos um monte de tubos tapados com uns panos, e obviamente indagámos o guia do que se tratava. Pois.......... são partes do órgão que se encontra para restauro há 17 ANOS. Um litígio entre a empresa que deveria fazer o restauro e o IPPAR resultam nisto.......... .
Imagens de altíssimo valor, encontram-se completamente degradadas e à espera que alguém as recupere, e para tudo isto o nosso amável guia apenas se lamentava, não sabendo sequer o que dizer.
Quantos outros monumentos estão assim por este Pais fora ?..........
O nosso objectivo final era S. Pedro do Sul e ao fim da tarde já estávamos estacionados muito perto das Termas, que segundo o programa iríamos visitar com pormenor no sábado à tarde. E assim foi, tendo a visita começado precisamente pelas ruínas romanas deste complexo termal.
Verificámos que as referidas ruínas estavam com muito "mau aspecto" e num estado de degradação muito acentuado.

Nada melhor do que questionar o guia para o facto. A resposta foi pronta, o Município de S. Pedro do Sul aguarda há já vários anos da parte do IPPAR, uma resposta às várias propostas feitas para a recuperação das ruínas que segundo o técnico são de um valor incalculável, mas até à data.....nada.


Como curiosidade, o Município de S. Pedro necessita de pedir autorização por escrito àquela entidade, para proceder ao arrancar das ervas nas ruínas...... tempo média da resposta 3 meses !!!!!!!

Serão estas as descobertas num Portugal Maior, que o nosso Governo pretende ?


Não seria muito mais coerente, que os milhões investidos na campanha, fossem destinados à recuperação do NOSSO riquíssimo património cultural ?????

Será que alguém me poderá responder ?...... Tentemos pois, "ir para fora cá dentro" e "Descobrir um Portugal Maior", mas que não é fácil, lá isso não é.........