segunda-feira, 30 de março de 2009

IV Gesto Eco Solidário


Começo por agradecer ao Vítor, o ter-me possibilitado cinco dias espectaculares, permintindo-me descobrir "Outras terras e Outras Gentes".

Aldeias como Campo Benfeito e Gralheira em plena Serra de Montemuro, recomendam uma demorada visita, apreciando paisagens soberbas, e possibilitando o contacto directo com gentes ávidas de uma conversa simples, mas, que em muitos casos, encerram lições que jamais esqueceremos. Os trabalhos em linho e burel efectuados pelas "Capuchinhas", são dignos de estarem à venda nas melhores botiques de vestuário para senhoras, e por isso considero-me um privilegiado o ter podido visitar o seu atelier.

No Encontro de Autocaravanistas em Abrantes, e tendo o Portugal Tradicional como entidade patrocinadora, teremos uma pequena mostra destes trabalhos.

Quando na sexta-feira começaram a chegar a S.Pedro do Sul, todos aqueles que iam participar no IV Eco Solidário já me sentia deveras enriquecido por tudo o que até então me tinha sido oferecido em termos de conhecimento do Portugal profundo.

O meu segundo agradecimento, vai direitinho ao Município de S. Pedro do Sul pela forma como recebeu esta embaixada de autocaravanistas, não se tendo poupado a esforços para nos proporcionar uma excelente recepção e estada.

Logo na primeira na noite e ainda quando muitos estavam a chegar, as concertinas fizeram-se ouvir em volta de uma enorme fogueira que muito contribuía para apaziguar o frio que se fazia sentir.
Na manhã seguinte, o passeio realizado pela parte antiga da vila S. Pedro do Sul, permitiu que ficássemos a conhecer todo o seu património cultural, assim como a lenda que originou o seu nome.
Um dos momentos altos deste Encontro, tinha a ver com a inauguração da nova Área de Serviço, projecto do Município com o aconselhamento do Vítor Andrade.
Este equipamento, situado bem perto da zona termal vai ser certamente muito procurado por nacionais e estrangeiros. As suas coordenadas são N 40º 44´26" / W 08º 05´11"
O jantar, foi mais um momento para um salutar convívio, que bem necessários são numa família que em muitas situações vive afastada.

Faltava a cereja no cimo do bolo, e essa mais não era do que a subida a S. Macário, para simbolicamente se plantarem alguns carvalhos numa tentativa de reflorestação bem necessária ao nosso País, e degustar a já famosa sopa de S.Macário. O frio e o vento agreste que se faziam sentir, não impediram que tivéssemos mais uns bons momentos de confraternização, e pudéssemos apreciar aquela já famosa sopa.

Estávamos a chegar ao final de dias óptimos, e todos já se questionavam quando voltaríamos a S. Macário.

Será breve........



terça-feira, 24 de março de 2009

Gijon invadida por autocaravanas

No passado domingo cerca de 150 autocaravanas, encheram o centro de Gijon, durante quase 1 hora.
Esse manifestação tinha como objectivo, protestar pela anulação de um artigo do regulamento de acampamentos, que considera ilegal pernoitar no interior das autocaravanas, fora das zonas autorizadas para esse fim.
Os organizadores do protesto consideram-se discriminados "como se fossem uma minoria ética", e afirmam que apesar de não deixarem dinheiro nos parques de campismo, fazem despesas nos bares, restaurantes e no comércio em geral, dando como exemplo que só em Agosto do ano passado, os autocaravanistas movimentaram na Galiza cerca de 24 milhões de euros.
Começam a ser constantes as noticias provenientes das Astúrias, de que os autocaravanistas são mal recebidos naquela lindíssima região de Espanha.

Maus exemplos



Tal como cá, em Espanha também existem maus exemplos.......
Esta foto foi feita na aldeia piscatória de Cadaqués, a mais oriental da Península Ibérica, situada município de Girona.
Segundo se diz, nesta aldeia existem mais sinais de proibição de estacionamento para autocaravanas, do que sinais de informação turística.

sábado, 21 de março de 2009

Encontro de Abrantes





Estamos a cerca de um mês do 1º Encontro Autocaravanista de Abrantes, e para que tudo venha a decorrer da melhor forma possível, um grupo de associados do CPA, deslocou-se este fim de semana ao local aonde se vai realizar o evento, para "in loco" serem tratados todos os aspectos organizativos indispensáveis, para que este Encontro possa ser um êxito.


Pormenores tais como a recepção e encaminhamento para estacionamento, zonas de convívio, infraestruturas de apoio, sinalética e segurança foram hoje discutidos neste "ensaio geral" que seguramente permitiu detectar os principais problemas a resolver.


O local escolhido para esta realização, foi unanimemente elogiado tendo em conta as excelentes condições que disponibiliza, dos quais se destaca uma zona coberta com cerca de 2.500 m2, onde decorrerá uma feira mostra de produtos regionais, stand de acessórios para autocaravanismo, restaurante e esplanada, bem como o palco onde decorrerão os espectáculos culturais oferecidos pelo Município de Abrantes.


O recinto dispôe de vários pontos de abastecimento de água, zonas de despejo para WC químicos e águas sabonetadas.


Resta aguardar por uma grande adesão a esta iniciativa, para que ponhamos a cereja no cimo do bolo.....

terça-feira, 17 de março de 2009

Formula Camper


Recentemente criada em Espanha, pela ASEICAR (Associação Espanhola de Comércio de Caravanas), a Formula Camper é um projecto que procura facilitar o acesso confortável e económico, dos autocaravanistas aos campings espanhóis.
Aderindo a esta iniciativa os autocaravanistas espanhóis poderão beneficiar de preços especiais não só nos serviços prestados, assim como nas pernoitas nos parques de campismo aderentes.
Mais uma lição, que nos é dada por "nuestros hermanos", em contraponto com a nossa realidade.
Para quando teremos por cá, as entidades envolvidas no que ao autocaravanismo diz respeito, Clubes, Federações, Movimentos e Associações Empresariais do sector, sentados a uma mesma mesa tentando consensos que possam vir a beneficiar todas as partes ? - Será difícil ??

Area de Serviço Castro Marim


Com capacidade para 30 Autocaravanas, encontra-se já em funcionamento a A.S. de Castro Marim, disponibilizando os seus serviços e estacionamento gratuitamente.
A suas coordenadas são N 37º 13´14" W 07º 26´40", e a sua inauguração oficial será em breve anunciada.
As entidades algarvias, começam a perceber a importância desta forma de fazer turismo.

A.S. de Monforte de Lemos (Galiza)



A Área de Serviço de Monforte de Lemos com uma área aproximada de 2.100 m2, está situada junto ao rio Cabe e ao Pavilhão Multiusos daquela localidade galega, sendo as suas coordenadas N42º 31´41" W 07º 30´42".
Com capacidade para 40 autocaravanas, está dotada de água potável, despejos de águas sabonetadas e WC químicos e zona de pic-nic.
Os seus serviços são totalmente gratuitos, sendo permitida a permanência por um período máximo de 48 horas. Muito perto do centro da cidade, permite o acesso rápido a todas as infraestruturas tais como restaurantes, supermercados e gasolineiras, sendo vigiada pelo policia local.

segunda-feira, 16 de março de 2009

De Espanha sopram bons ventos

Em Espanha, o imposto de matrículas das autocaravanas, baixou desde Janeiro cerca de 30%.
Esta redução no imposto foi aprovada com a unanimidade de todos os grupos parlamentares, reflectindo-se assim esta medida não só nos futuros compradores, bem como na reanimação comercial e industrial deste sector.
Muitas vezes utilizamos o ditado popular que diz " de Espanha, nem bons ventos, nem bons casamentos".......... , no entanto a realidade é bem diferente, e desmente totalmente aquele rifão.

sexta-feira, 13 de março de 2009

O "Tribuno"

É no mínimo curioso, verificar, como um certo "tribuno" vem a terreiro transparecer o quanto se sente ofendido, pelo facto de, ao se invocarem ditos populares (e por isso aplicados em sentido figurado), se procura interpretar frontalmente, os comportamentos de todos aqueles que se auto proclamam exclusivos detentores da razão e da verdade, mas, que nos locais apropriados, são incapazes de surgirem a defender as suas teses, pois tal atitude seria inútil já que se limitariam a gritar perante um grupo de surdos
Relembraria este ilustre "tribuno", as ofensas pessoais, calúnias e humilhações que um tal "Falcão", proferiu em relação a alguns elementos da Direcção do CPA, bem como a associados, entre os quais me incluo, sem que por esse facto, tivesse lido da sua parte uma palavra que fosse de critica por tão vergonhoso comportamento.
Onde estaria, este "tribuno"para poder deixar passar em branco tais afrontas ????
Será que as subscrevia ?????
E já agora, termino com mais um ditado popular "Quem não se sente não é filho de boa gente".

quarta-feira, 11 de março de 2009

Campanhas Eleitorais na Galiza incluíram o Autocaravanismo




É curioso verificar, que na última campanha eleitoral realizada na Galiza, os principais partidos políticos, incluíram nos seus programas eleitorais, o apoio ao turismo itinerante, através da criação de infraestruturas turísticas adaptadas à sua especificidade.
Como são diferentes as mentalidades...........
clic na imagem p/ampliar

sábado, 7 de março de 2009

Nova Área de Serviço em Espanha


O Concelho de O Barco (Ourense) convida todos os autocaravanistas, para a inauguração da àrea de Serviço Municipal, nos dias 17, 18 e 19 de Abril.

As inscrições podem ser feitas através do mail inscripciones@web-aga-org.

As coordenadas GPS do local são N 42º 24´16" W 06º 58´35".

quarta-feira, 4 de março de 2009

Santander cidade proibida para autocaravanas

Mientras el presidente de Cantabria, Miguel Ángel Revilla, se pasea
por los platos de televisión anunciando a bombo y platillo lo bien que
se trata al turista en Cantabria. El ayuntamiento de Santander hace
justamente lo contrario, pues por ordenanza municipal se persigue y
sanciona a todos los turistas que acuden en autocaravana
.

segunda-feira, 2 de março de 2009

Noticias de Espanha

Los turistas españoles realizaron 169 millones de viajes en 2008, lo que supone un crecimiento del 7%, según se desprende de la Encuesta de Movimientos Turísticos de los Españoles (Familitur) publicada hoy por el Ministerio de Industria, Turismo y Comercio. El incremento fue provocado por el aumento de los viajes internos, frente a los viajes al extranjero que permanecieron "prácticamente constantes".

Assembleia Geral do C.P.A.


Infelizmente, motivos de saúde de um familiar meu, obrigaram-me a deixar Miranda do Corvo na manhã de sábado, impedindo-me de estar presente na AG do CPA.

Lamento esta ausência forçada por vários motivos, um dos quais, era a curiosidade que tinha em ouvir as vozes sábias que durante o último ano, ofenderam, ultrajaram e difamaram tudo e todos, intitulando-se os detentores da verdade, e procurando fazer crer que a sua ausência enquanto directores seria insubstituível.

Ainda hoje, e já depois de se terem demitido de sócios, continuam a procurar através da sua prosa, denegrir a imagem daqueles que têm trabalhado em prol do Clube, na esperança que alguém lhes dê atenção ou mesmo razão.

Mais uma vez, o Povo, tem razão nos seus ditos "vozes de burro não chegam ao céu"........... .

Que bom teria sido vê-los participar, nesta AG de forma cívica e educada, contribuindo para o bem colectivo, numa demonstração de colaboração e de companheirismo, que tão importante seria, mas, lamentavelmente optaram pela ausência, evidenciando uma falta de coragem inaceitável e só própria dos fracos. Desses, segundo se diz "não reza a história"........ .